7 pecados da escrita!

Em tempos de comunicação remota, escrever bem está mais em pauta do que nunca.
E aí, será que você comete algum dos 7 pecados capitais da escrita?

Dá uma olhada!

 

1º PECADO: A GULA

Você é daqueles que come vírgula e pontuação quando está escrevendo um e-mail ou alguma outra tarefa para o trabalho? Hum… nada disso, hein! Uma vírgula no lugar errado pode mudar todo o contexto de uma frase.

A comunicação precisa ser sempre muito clara, para todo mundo entender.

Então, faça a gramática jogar no seu time: coloque um bom dicionário em campo e não deixe a revisão de textos ficar de fora da jogada.

 

2º PECADO: A PREGUIÇA

Você é daquelas pessoas que quando têm que escrever alguma coisa ficam esperando, esperaaando,   e – s – p – e – r  – a – n – d – o   até que a inspiração apareça? Bem, nem todo prazo espera a inspiração vir, não é mesmo?

Aqui vai uma #HappDica: quanto mais você escreve, mais fácil vai ficando. Então, nada de preguiça e bora escrever!

 

3º PECADO: A INVEJA

Quando você lê um texto incrível, daqueles que dá vontade de ter escrito, como ficam seus sentimentos por aí?

Seja um escritor ou uma escritora sem pecados (rs) e, ao invés de ter inveja de quem escreveu, tome isso como uma inspiração, um aprendizado para melhorar a sua própria escrita.

É lendo que a gente percebe o tipo de escrita que nos agrada e que trabalha a favor de uma comunicação acessível. E é escrevendo que a gente pratica a boa escrita.

Por isso, leia e escreva sempre e cada vez mais!

 

4º PECADO: A VAIDADE

Não é só de confetes e likes que se faz uma boa escrita. Seja para fins profissionais ou pessoais, se desprenda de toda a vaidade que pode surgir quando você está escrevendo e foque na ideia. Mergulhe no seu próprio texto e #sóvai! 😊

 

5º PECADO: A IRA

Do começo de uma ideia até o texto prontinho, tem um longo caminho a ser percorrido.

Isso causa expectativa na gente e, se o resultado não for dos melhores, pode causar um misto de sentimentos, inclusive a ira! 

Seja gentil com você e tente de novo, se for o caso. A prática vai te ajudar a escrever melhor. 😉

 

6º PECADO: A AVAREZA

Economizando nas palavras e fazendo textos curtinhos com medo de errar? Esse é o pecado da avareza na escrita!

Se jogue na escrita e experimente novos jeitos de comunicar o que precisa. Só assim você vai entender o que funciona ou não para você. Trabalhe com consciência, com foco no que é a finalidade da sua escrita e deixe o texto de um jeito que todo mundo entenda. A simplicidade às vezes é o melhor caminho.

 

7º PECADO: A LUXÚRIA

Você se apaixona pela primeira ideia que teve e/ou não consegue desapegar da primeira versão de um texto que escreveu? Pois o nome disso é luxúria na escrita! Rsrs

Tenha sempre em mente o objetivo do texto que você tá escrevendo e com quem você está se comunicando. Trabalhe nisso e foque no que está sendo escrito, mesmo que isso signifique mudanças da ideia original. Combinado?

_____

Bem, com todas as brincadeiras a parte, deu para ter um gostinho do que podemos fazer para escrever melhor.

Agora, que tal se aprofundar nesse assunto de uma vez por todas?

A gente tem um curso online prontinho para te ajudar com a escrita criativa. Um trabalho feito por várias mãos: nós, Happmobi + a escritora Ruth Manus e a produtora de conteúdos Insperiência. Um timaço!

Se prepare de verdade e arrase na escrita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *