Brainstorming: muito mais do que uma reunião criativa!

Você certamente já ouviu falar sobre Brainstorming, seja em empresa, agência de publicidade, faculdades etc. Mas sabia que muitas das vezes essa prática não é aplicada da forma correta?

E é, por isso, que hoje viemos trazer este assunto! Então, vamos lá, como surgiu esse tal do Brainstorming?

O que é?

O Brainstorming foi criado nos anos 30 por Alex Osborn, um publicitário norte-americano. E a técnica foi tão bem aceita que foi utilizada também por outras pessoas importantes, como Linus Pauling, um grande químico também norte-americano.

O Brainstorming é uma reunião para estimular a criatividade e pode ser aplicada para abordar qualquer tema. E a ideia é justamente deixar as ideias correrem livremente para um melhor aproveitamento.
Há quem opte por fazer individualmente, porém, quando feito em grupo, o resultado é muito melhor, pois uma ideia sempre pode originar várias outras e assim por diante.

Como é que ele age?

O Brainstorming é uma reunião mais livre para estimular a criatividade, mas também não é o bate-papo de chá das cinco (risos).
Por mais que seja um processo aberto, é importante ter um ambiente propício e um roteiro mediado por um líder para ter um processo organizado. E além de ser uma técnica para estimular novas ideias, o Brainstorming também agrega novos conhecimentos aos integrantes da técnica, ajuda na gestão dos problemas e também aumenta muito o engajamento dos colaboradores (falaremos mais sobre isso no final deste artigo, então continue com a gente
😉).

O Brainstorming faz parte da metodologia PDCA, que é uma ferramenta para gestão da qualidade de processos, composta por quatro passos (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir). E essa metodologia determina as causas do problema a ser solucionado e como desenvolver as estratégias por meio de planos de ações.

Etapas do Brainstorming!
Então, para aplicar o Brainstorming, é preciso seguir estes 6 passos:

 E, agora, vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

Etapa 1: Definição do Problema
Nesta etapa, é preciso entender a causa raiz do problema a ser resolvido. E é importante ter muito bem definido, pois assim a solução fica muito mais fácil de ser encontrada.
Ah! E é importante ter isso definido antes de reunir as pessoas, se não, a reunião não fica produtiva e nem assertiva.

Etapa 2: Preparação
Depois de encontrar a receita do problema, é hora de começar a cozinhar!
Então, como comentamos, deve ser escolhido um lugar, ter um mediador, formar uma equipe e também colocar uma etapa individual. Esta etapa individual deve ser feita antes da reunião, informando as pessoas convidadas sobre o que irão tratar na reunião do Brainstorming para que elas possam pensar sozinhas e terem ideias com antecedência. A solidão também é um ingrediente da criatividade!

Etapa 3: Chuva de Ideias
Chegou o grande momento!
Após então definir o problema e se preparem para reunião com a etapa individual, é hora de juntar todo mundo! E duas coisas importantes para considerar: quantidade é melhor que qualidade e é muito importante aceitar todas as ideias para que todos se sintam confortáveis em participar do processo.
É importante lembrar que existem técnicas de aplicação do Brainstorm como: BrainWriting, Brainstorming Invertido, Desejos e Quebrando e trocando ideias.

Etapa 4: Refinamento
Com todas as ideias coletadas, o mediador irá expor cada uma delas.
É importante nesta etapa, eliminar as ideias duplicadas, selecionar as melhores ideias, fazer votação das 10 melhores e, após isso, discuti-las e propor melhorias.

Etapa 5: Bater o martelo
Depois de selecionadas as 10 melhores, é hora de escolher no máximo três! Agora, será necessário se aprofundar nas ideias escolhidas. Para isso, não é necessário ter a participação de todo o time. Podem ser no máximo 3 pessoas.

Etapa 6: Plano de Ação
Este é o momento de definir quem faz o quê e quando.
Com as ideias em mãos, deve-se definir os responsáveis, delegar as tarefas e já definir os próximos passos.

Agora sim! Depois de tuuudo isso que podemos dizer que um Brainstorming foi feito! 😊

E chegamos naquele momento de desvendar porquê o Brainstorm promove o Engajamento do colaborador!
Sim! O Brainstorming permite que o colaborador se sinta valorizado por contribuir com o negócio e por fazer parte de um ambiente que está aberto a ouvi-lo. Demais, né? E isso contribui ainda mais para o processo ser ainda mais agradável!

E o bacana é que todo esse processo do Brainstorming pode ser facilmente adaptado para sua aplicação via internet!
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😊

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