Competências para o Futuro: uma curadoria de conteúdos para impulsionar seu lifelong learning

Competências Futuro

A aprendizagem constante está se tornando cada vez mais indispensável.
Empresas e profissionais se preocupam em estar preparados para as mudanças no futuro do trabalho.

Estamos em plena transformação – no presente, construindo o futuro. Já enfrentamos novos desafios e os negócios percebem que mudanças sólidas estão vindo velozmente.

 

Só para citar alguns exemplos:

  • 40% das empresas que fazem parte do mundo dos negócios não existirão em dez anos
  • 14% a 43% das ocupações estão em risco pela automação tecnológica
  • Em 2017, a Arábia Saudita foi o primeiro país a conceder a cidadania a um robô

 

A única estratégia para um futuro incerto é a aprendizagem. 

 

Não por acaso Michael Simmons coloca que o “conhecimento é o novo dinheiro”.

Felizmente para nós, nunca houve tanto conteúdo disponível. São milhares de terabytes a um clique de distância.

 

Mas será que é tão simples aprender navegando sozinho pela internet? Basta querer para aprender?

 

Justamente por ter esse oceano de conteúdo disponível nem sempre é fácil: 1) saber da qualidade do que vemos; 2) ter noção do que precisamos aprender; 3) construir um caminho de aprendizagem.

 

Daí a importância da curadoria…

 

A curadoria é uma seleção de conteúdos escolhidos rigorosamente, ou seja, tem a chancela de fontes seguras. Em tempos de fake news, isso é um grande valor. 

 

Além disso, conta com o olhar do curador, alguém que entende profundamente o tema e pode ampliar nosso olhar sobre ele. Todos temos vieses, por isso é ótimo ter um olhar externo que traga conteúdos que nunca veríamos se fossemos pesquisar por conta própria. A curadoria não serve apenas para aprender o que precisamos. Uma boa curadoria vai além, abrindo novos horizontes, levando-nos a descobrir aquilo que podemos gostar, mas não gostamos porque ainda porque não conhecemos.

 

Para lidar com essas questões e, ao mesmo tempo, aproveitar o conteúdo disponível, criamos o Competências para o Futuro: uma curadoria de conteúdos para impulsionar seu lifelong learning uma solução digital que une curadoria e experiência personalizada. 

 

A curadoria do Competências para o Futuro é focada na aprendizagem. Propõe caminhos de conhecimento em diversos temas, a partir da escolha dos conteúdos mais relevantes e de sua disposição em uma ordem recomendada, mas não obrigatória.

 

Assim, o aprendiz pode navegar pelas questões mais importantes sobre o futuro do trabalho, encontrando materiais surpreendentes – selecionados por curadoras especialistas – como e quando quiser.

 

Quem são nossas curadoras?

Clara Bonfim Cecchini

Sócia-fundadora da Supernova. Coordenadora Acadêmica da pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do Istituto Europeo di Design em São Paulo.

Com formação em Artes Cênicas e MBA em Gestão e Economia da Cultura, é apaixonada pelos sentidos que impulsionam a ação humana. Essa visão do conhecimento em movimento é o que costura sua trajetória por lugares tão diversos: Ministério da Cultura, Banco Santander, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Cenpec, ISE Business School, TV Cultura e Caiena Tecnologia e Design. Por onde passou, liderou projetos de transformação e criação de novas soluções. 

Laura Trachtenberg Hauser

Sócia da Supernova. 

Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle (ambos diplomas validados pela UNICAMP), possui curso de extensão universitária em “Tecnologia de Mercado na Era Digital” pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. 

Foi assessora do Consulado Geral de Israel em São Paulo, assistente de coordenação das Atividades Culturais do Mémorial de la Shoah de Paris (2015), desenvolvedora do conteúdo da matéria de “Políticas Públicas para a Cultura” para a pós-graduação de Gestão Cultural do SENAC, autora selecionada pelo Concurso de Crônicas Rubem Braga 2017 promovido pelo SESC, coordenadora da FLIP, pesquisadora para materiais educativos da exposição Genesis de Sebastião Salgado; entre muitas outras atividades relacionadas à produção de conteúdos, relações públicas e inovação. 

Quer saber mais?

Deixe seu e-mail com a gente para receber o artigo completo e a curadoria de um tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *