7 dicas incríveis pra manter a produtividade (e a calma!) no home office

Tá em home office?

Fazer home office já é realidade em muitas empresas do mundo todo. Para quem tá ingressando agora nesta prática ou até para quem já trabalha de casa há algum tempo, algumas dúvidas e inseguranças são comuns: é possível manter a produtividade mesmo fora do escritório? E o ritmo, como fica? Dá pra separar trabalho e as tarefas de casa? E descansar no meio disso tudo?

Muita calma, estamos aqui pra te ajudar! Por isso, a gente separou umas #HappDicas que farão o seu home office ser incrível.

Se liga:

1. Alongue-se

Se você é #CatLover, já deve ter reparado que os gatos se alongam bastante ao longo do dia. Uma fofura! 

Isso, além de ser uma graça, é também um aprendizado pra nós: nosso corpo precisa de pausas pra funcionar melhor! Estudos dizem que se alongar todos os dias mantém a saúde em dia, além de ajudar na concentração e a manter o bem-estar (físico e mental).

Pra começar, que tal esticar um pouquinho a cada 50 minutos?

Ah! Colocar o celular pra despertar pode te ajudar a lembrar das pausas. 😉

 

2. Beba água

Alguns especialistas dizem que são 2 litros de água por dia, no mínimo; outros que depende do clima, da quantidade de exercício físico que a pessoa faz, do metabolismo dela e mais uma série de fatores.

O ponto aqui é: tenha sempre um copo de água por perto pra ir se hidratando durante o trabalho. 😉

E isso vale pra momentos de home office ou não, tá?

Água é vida!

 

3. Comunique-se

Um dos pontos fundamentais pro home office funcionar bem é a comunicação! Se ela é importantíssima mesmo no trabalho presencial (escritório), imagina com colaboradores à distância!

Aqui vai nossa listinha do que ajuda a gente a garantir a comunicação entre os times da Happmobi quando estamos trabalhando em home office (quem sabe te ajuda por aí):

  • Vale áudio, vídeo, e-mails (fundamentais!), chat em grupo, mensagens de texto – e às vezes até um bom gif 😉: o essencial é se fazer entendido e usar as tecnologias disponíveis a favor da boa comunicação!
  • Tem dúvidas? Pergunte! Consegue ajudar outros colegas? Vá em frente! Colaboração é uma peça chave pra tudo correr bem, até em ambientes digitais.
  • Compartilhe o que você tem feito e acompanhe o trabalho das outras equipes. Assim, todo mundo fica na mesma página.

Bora combinar com os pares e colegas de trabalho como vai ser? Isso é bom pra todo mundo!

 

4. Cuide da organização

Você já parou pra dar uma olhadinha em como tá o seu espaço de trabalho hoje?

Mesmo quando estamos trabalhando de casa, a gente aqui da Happmobi sempre se pergunta:

  • o mobiliário tá tranquilo, tá favorável pra minha ergonomia?
  • o espaço tá bagunçado e tem muitas distrações?
  • consigo ter luz natural no ambiente que tô trabalhando?

Parece simples, mas cuidar da organização ajuda a manter a produtividade e os hábitos saudáveis na rotina, mesmo trabalhando de casa.

 

5. Ouça com moderação

Dizem que ouvir música enquanto se trabalha ajuda na concentração.

Seja no escritório ou em home office, uma coisa é importante: ficar de olho no volume do som!

Nossas avós bem que falavam (e estudos confirmaram) que ouvir música em volume muito alto pode ser prejudicial, seja com fones de ouvido ou não.

Então, o jeito é dosar a empolgação e manter um volume agradável, pra ouvir aquela playlist irada sem medo de ser feliz.

 

6. Mantenha a rotina

Quando fazemos home office na Happmobi, estipulamos horários que o time todo se encontra.  Assim, a gente consegue se falar, dividir as questões do dia a dia e ficar o máximo de tempo juntos, mesmo à distância. 😊

Foi o jeito que encontramos pra manter a rotina, a produtividade e reforçar a importância da divisão do dia, para que cada um do time conseguisse ter tempo para o trabalho e a vida pessoal. Igualzinho se fosse presencial.

Criar uma rotina pode ajudar você que também trabalha de casa, mesmo que só de vez em quando. Hábitos simples como listar as tarefas do dia ou estipular quanto tempo vai dedicar em cada item da lista podem ajudar na sua organização também.

 

7. Descanse!

Seja no trabalho ou na vida pessoal, a gente sempre quer fazer mil coisas ao mesmo tempo. Fazemos listas, riscamos tarefas já cumpridas, adicionamos outras…enfim, gostamos de ocupar nosso tempo da melhor maneira possível, não é mesmo?

E isso geralmente significa muitas coisas pra fazer.

Um cuidado que tem que estar no foco de quem faz home office é separar o joio do trigo: horas pra ser produtivo e horas pra simplesmente fazer nada.

Descansar o corpo e a mente ajuda a manter a saúde (física e mental), a produtividade, a satisfação, deixando tudo mais happy.

Sem cobranças, sem ultra-produtividade e sem listas: apenas descanse um pouco, combinado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *