Muito além de um bom currículo!

Ter um currículo atualizado com diversas experiências é muito importante. A cada ano, surgem novas especializações e novos pré-requisitos, devido a isso, cursos de pós-graduação, intercâmbio, MBA são muito valorizados. Porém, nos últimos anos, as empresas estão optando por também buscar no candidato as chamadas habilidades subjetivas, que são aquelas que indicam que determinado candidato tem a característica exata para exercer determinada função na empresa. 

 

E essas habilidades são chamadas de Soft Skills.

E como funcionam as Soft Skills? De que forma elas influenciam na vida pessoal e profissional? E, principalmente, o que a empresa ganha ao investir nas Soft Skills dos colaboradores? 

 

Vamos falar a seguir! 

Por que as Soft Skills continuam ganhando espaço? 
 
Primeiramente, vamos explicar o significado do termo, okay? Soft Skills são capacidades adquiridas por experiências de vida, maturidade pessoal, emocional e/ou profissional. O termo vem do inglês, e significa habilidades interpessoais, ou seja, a capacidade de relacionamento entre as pessoas.

Essas habilidades são tão procuradas, pois muitas delas são adquiridas com experiências vividas ou absorvidas, no entanto, são uma ferramenta de valor, uma vez que fazem o candidato diferenciar-se perante os demais.

Com as novas tecnologias — Inteligência Artificial, robótica, automação profissional etc. —, o papel dos profissionais está passando por mudanças bem significativas, onde há uma crescente valorização das habilidades humanas, tais como:  

  • Comunicação objetiva e eficaz;
  • Pensamento criativo;
  • Empatia;
  • Ética no trabalho;
  • Resolução de problemas;
  • Colaboração;
  • Capacidade de planejamento;
  • Adaptabilidade;
  • Resiliência;
  • Equilíbrio emocional;
  • Trabalho em equipe;
  • Gestão eficaz do tempo;
  • Fluência de ideias;
  • Espírito de liderança.

Ainda bem, né? Nada de captcha para robô na hora de bater o ponto! 

Por que investir nas Soft Skills dos colaboradores? De que maneira isso pode beneficiar a empresa em que você trabalha? 
 
Um perfil técnico ou o currículo por si só, já não bastam mais para consolidar uma boa contratação. Um bom exemplo disso, são os profissionais contratados exclusivamente pelo seu perfil técnico ou pela sua formação acadêmica, que acabam sendo demitidos devido a questões comportamentais, as quais não são detectadas nos tradicionais testes e entrevistas de emprego. 

Então, as empresas, a fim de modificarem isso, estão investindo de forma intensiva em desenvolver as habilidades comportamentais dos seus colaboradores.

Como essas aptidões podem ser mudadas e adaptadas, até mesmo adquiridas ao longo da vida, o desenvolvimento de habilidades interpessoais na sua empresa torna-se fundamental.

Bater metas e ter resultados financeiros já não é mais o suficiente, porque se você dispõe de um ótimo funcionário nesse aspecto, mas por outro lado, ele não consegue, por exemplo, trabalhar em equipe, ou mesmo não sabe administrar bem seu tempo, é bem capaz que este colaborador não tenha grande futuro na sua empresa.

Então, o ideal, quando se fala em produtividade a longo prazo e bem-estar dos colaboradores, é ter na equipe pessoas que: 

Saibam lidar com os colegas clientes; 

Valorizam a capacidade e habilidade de cada um; 

Não procuram criar conflitos, pelo contrário, que buscam resolvê-los; 

Possuam empatia, ou seja, coloquem-se no lugar do outro; 

Se adaptam às mudanças com rapidez; 

Saibam se comunicar bem.  

Tais Soft Skills, além das outras, que já citamos anteriormente, são importantíssimas para evitar a rotatividade de colaboradores, criar um sentimento de pertencimento à equipe, melhorar a interação e o relacionamento da equipe.

Atualmente, já existe um número expressivo de empresas preocupadas com o bem-estar e com o desenvolvimento da equipe de colaboradores, em face de que as Soft Skills, em alguns casos, vêm sendo mais valorizadas até mesmo do que a educação formal.

Então, mesmo que a educação formal ainda seja muito solicitada, o ideal é que sua empresa comece a se preparar para a realidade de muitos países, em que as Soft Skills terão o mesmo patamar de importância do que uma faculdade, por exemplo. 


Se você tem a ideia de implantar o desenvolvimento das 
Soft Skills na sua instituição, saiba que sua empresa tem ainda mais ganhar se escolher uma especialista em educação digital para lhe ajudar nessa caminhada.

Nós, da HAPPMOBI, estamos antenados com as mudanças do mundo corporativo educacional e, por isso, oferecemos treinamentos online com foco em Soft Skills atuais e do futuro, de forma a oferecer a você e aos colaboradores da empresa uma experiência de crescimento contínuo.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *